Wednesday, June 10, 2009

Seno & Coseno

Sou uma pessoa de palavra, e portanto, cá estou eu de novo.

De facto, era para estar aqui mais cedo, mas de facto... de facto não tinha absolutamente nada sobre que escrever. Não me quis fazer isso. Não vos quis fazer isso.

Isto, se ainda houver um "vos" desse lado a ler isto. O que é mais ou menos irrelevante.

O evento que mudou o facto de eu não ter absolutamente nada para escrever, foi uma pequena coisa a que as pessoas que eu conheço gostam de chamar "Aula Prática da Cadeira de Análise Complexa e Equações Diferenciais". Um bicho horrível, mas inspirador para estes propósitos.

Comecemos pelo professor. Boa pessoa no geral, bom professor em particular. Sabe daquilo que fala, e tem a particularidade de tropeçar em coisas. Tropeça. Há quem coma pastilha elástica compulsivamente, o senhor que me dá aulas, tropeça.
95% das aulas práticas a que fui, foram dadas na mesma sala. Sala essa, que tinha sempre no mesmo sítio, ao lado do quadro, uma tela, com um suporte e um tripé e barbatanas e guizo. Invariavelmente, essa tela, estava no mesmo sítio. O quadro também. Invariavelmente, o professor tropeçava nessa tela 3 a quatro vezes por aula.

(gostaram do "3 a quatro" ?? Rebelde ? Anti-conformista ??)

No entanto, não é sobre isto que escrevo. Escrevo sobre a maneira de escrever "coseno". Lê-se "cosseno". Porque é que não se escreve assim também ? Ou porque é que não se diz "cozeno" ?.

Pior!!

Porque é que o cozeno, não tem um nome fixe ?? Ninguém chama ao Robin o "Cobatman". Não haveria sucesso para uma série/filme chamada "Starsky e Costarky". E sinceramente, seria confuso para as criancinhas verem "Power Ranger Vermelho e os seus quatro CoPower-Rangers Multicoloridos". Confuso.

E depois piora. Cosenos hiperbólicos complexos. Isso é o mesmo que por o Robin a fazer psicoterapia com o Joker enquanto o Two-Face tá a brincar com a moeda:

"So Robin... Why so Seri-- WOULD YOU STOP FUCKING AROUND WITH THAT FUCKING COIN, YOU FUCKING HALF BURNT BASTARD!!!"

Imaginem... O Robin a pagar (toda gente sabe que é o Bruce que paga as contas, mas alinhem comigo) e nem sequer consegue a atenção do seu terapeuta. Deve ser frustrante.

E depois... A tangente. A tangente é tipo o Super-Homem das funções trigonométricas. Está lá ela, não tem um happy side-kick, só um inversozito...Quando precisa de ajuda, recorre ao resto das funções trigonométricas, e o Super-Homem tem a Lois... Sinceramente, não sei exactamente o que é pior.

Apercebi-me no paragrafo anterior que Batman é o Super-herói não traduzido. Nunca vi ninguém dizer :
"Aquela cena entre o Bufão e o Homem-Morcego... Ui, que intenso. Acho mal que o Duas-Caras tenha aparecido no último filme, e que não tenha havido de todo nenhuma participação do Tordo."

Sinceramente, deu-me um arrepio na espinha. Outro... Desta vez no corpo todo.

Vale a pena pensar nisto

Lemos

2 comments:

Pedro said...

Claramente que te esqueceste de mencionar que o homem está sempre chateado com alguma coisa e não hesita em divagar sobre a expressão: "ah, mas se eu fosse inteligente.." pelo menos uma aula por dia :P

Tsuki said...

e isto é o que o pedro ouve dps das 8h35... porque antes disse... ele já disse o mesmo 1 ou 2 vezes... =P